betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.comAcesse conteúdos jornalísticos, nos mais variados formatos, focados na informação como aliada das micro e pequenas empresasMon, 08 Jan 2024 13:27:12 +0000pt-BRhourly 1 https://wordpress.org/?v=6.2.3betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/presidente-do-conselho-deliberativo-do-sebrae-maranhao-recebe-maior-honraria-da-corte-eleitoral-maranhense/Wed, 20 Dec 2023 18:57:14 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6609Pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Maranhão, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, foi reconhecido com a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira na tarde desta terça-feira (19), no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). A homenagem é a maior honraria concedida pela corte eleitoral maranhense.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje em mais um evento, representando o Sebrae, onde o TRE-MA reconhece o excelente trabalho que o Sebrae faz”, comemora o presidente.

O representante do Sebrae Maranhão foi agraciado com a medalha na categoria Colaborador, por indicação do presidente do TRE-MA, desembargador José Luiz de Almeida. A categoria contempla autoridades, personalidades e instituições.

A medalha foi entregue pelo presidente do TRE-MA (Foto: Nestor Bezerra)

“O Sebrae tem sido parceiro do TRE, parceria que é histórica. Todas as vezes que nós precisamos do Sebrae, nós contamos com o seu apoio, sobretudo apoio logístico na concessão de espaço”, afirma o presidente do corte.

A diretoria do Sebrae Maranhão e membros do Conselho Deliberativo acompanharam o evento
]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/vendas-digitais-sao-responsaveis-por-mais-de-40-do-faturamento-dos-pequenos-negocios/Wed, 20 Dec 2023 12:08:52 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=9727

O comércio digital se impôs como realidade aos donos de pequenos negócios no Brasil e atualmente já responde, em média, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo onde aproximadamente metade do faturamento já provém dos canais online.

O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o resultado mostra um avanço. “O mundo digital revolucionou a forma de fazer negócio. O Sebrae atua para apoiar os empreendedores na jornada da digitalização”, comenta.

Décio Lima lembra que as redes sociais são as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação com o cliente. “Hoje é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções”, analisa. “Por isso é fundamental estar sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presença digital da empresa”, acrescenta.

Números da pesquisa

– Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio.

– Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular;

– 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais;

– Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são
• Economia Criativa (55%),
• Logística, Artesanato e Turismo (49%)

– As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/rota-das-falesias-recebe-lancamento-do-canoa-encanta/Mon, 18 Dec 2023 12:24:38 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=9673-

O Hotel Long Beach em Canoa Quebrada (CE), no município de Aracati, foi o cenário escolhido para o o lançamento do evento Canoa Encanta, realizado na última semana. O projeto visa promover o desenvolvimento sustentável da região de Canoa Quebrada, preservando sua cultura singular e a beleza natural incomparável, enquanto proporciona experiências memoráveis aos visitantes.

A iniciativa é parte de uma série de ações realizadas pela Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ), em parceria com o Sebrae/CE e com o apoio da Prefeitura de Aracati. O lançamento reuniu moradores do território, empresários, lideranças e formadores de opinião da região. Entre os presentes, estavam a articuladora do Sebrae/CE no Litoral Leste, Ana Carla Luna, a primeira dama de Aracati, Gláucia Maia e a presidente da ASDECQ, Gabriela Crippa.

Também participaram da solenidade, o deputado estadual Guilherme Bismarck, o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico Rota das Falésias (ADETURF), Lusiário Batalha, a secretária de turismo de Aracati, Andressa Guedes e o secretário executivo da Secretaria do Turismo do Ceará, Jonas Dezidoro.

De acordo com Ana Carla, o Canoa Encanta é um projeto inspirador liderado pela Asdecq, com o propósito de impulsionar e aprimorar ainda mais o destino turístico de Canoa Quebrada. “A ideia é promover o desenvolvimento sustentável da região, preservando sua cultura singular e a beleza natural incomparável, enquanto proporciona experiências memoráveis aos visitantes, ajudando também a fortalecer a Rota das Falésias”.

Canoa Quebrada

Conhecida por suas praias deslumbrantes, falésias coloridas, artesanato, passeios e rica cultura, Canoa Quebrada, que é uma peça fundamental na Rota das Falésias, decidiu reposicionar-se no mercado. Entre as diversas ações, destacam-se os esforços em infraestrutura, gestão estratégica, competividade, inovação e acesso a mercados.

Dentre as novidades, o Canoa Encanta busca criar oportunidades para os turistas explorarem todas as maravilhas que Canoa Quebrada tem a oferecer. Como parte desta ação, a presidente da ASDECQ, Gabriela Crippa destacou o lançamento do Portal Canoa Encanta, onde além de poder pesquisar e reservar hospedagem no destino, as pessoas também terão acesso a agenda de eventos da cidade, informações sobre passeios, gastronomia e estabelecimentos comerciais e um Clube de Vantagens com descontos em diversos empreendimentos de Canoa Quebrada e de todo o Brasil.

Gabriela também falou sobre a importância da parceria dos empreendedores de Canoa Quebrada com o Sebrae/CE. “O Sebrae é um grande parceiro nosso, que nos ajuda nesta qualificação que é tão importante para que possamos dar um bom atendimento para o nosso turista. E o Canoa Encanta surgiu no nosso planejamento do reposicionamento para Canoa Quebrada, realizado junto com o Sebrae”.

Rota das Falésias

A Rota das Falésias é fruto de parceria entre o Sebrae/CE e a iniciativa privada, com o apoio do poder público, que tem o objetivo de oferecer um produto diferenciado a turistas nacionais e internacionais, proporcionando maior competitividade aos empreendimentos turísticos e geração de negócios para o litoral leste do Ceará.

Ela é constituída por um território formado por 8 municípios do Litoral Leste Cearense: Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. A rota conta com cerca de 240 km de costa, mais 40 praias e mais de 30 produtos turísticos consolidados em destinos ideais para dias de muito lazer, descanso e diversão.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/maioria-das-micro-e-pequenas-empresas-vai-conseguir-pagar-o-13o-dos-funcionarios-sem-problemas/Fri, 15 Dec 2023 18:56:40 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6805Para 70,2% das micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo, com empregados com direito a receber o 13º salário, pagar o 13º salário dos funcionários será igual ou mais fácil este ano do que em 2022. O número é da pesquisa Indicadores Sebrae-SP.

Esse grupo de MPEs está dividido da seguinte forma: para 56,8% não há diferença para cumprir a obrigação financeira este ano em relação ao ano passado e para 13,4% será mais fácil. Por outro lado, para 29,8% será mais difícil pagar o 13º este ano.

A pesquisa mostrou que 44,7% das MPEs com empregados com direito a receber o abono em 2023 fizeram provisões para esse pagamento, sendo que 28,9% começaram a reservar os recursos em janeiro; 21,1% iniciaram em junho e 12,5% em julho; 74,9% começaram a fazer provisões até julho.

Para 38,8% das MPEs que começaram a separar recursos depois de julho e para 31,7% das que não o fizeram está mais difícil pagar o 13º salário neste ano. Entre as que começaram a fazer provisões até julho, 18,9% informam ter mais dificuldade para pagar o abono agora.

Já 47,2% sequer fizeram provisões. Destas, 31,7% alegam estar mais complicado arcar com o desembolso dos valores. Outras 8,2% não informaram quanto à reserva de recursos.

“Quando mais cedo a empresa começa a provisionar dinheiro para arcar com o 13º dos funcionários, menos dificuldade ela tem no fim do ano. Isso comprova que um planejamento financeiro bem feito é o melhor caminho, principalmente quando se trata de um compromisso obrigatório”, afirma o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves.

As MPEs do Estado de São Paulo empregam cerca de 5,013 milhões de pessoas com vínculos formalizados, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Desse total, 56%, ou aproximadamente 2,8 milhões, têm empregados com direito ao 13º salário. Por lei, o trabalhador deve receber a primeira parcela do abono até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo Sebrae-SP com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) em outubro com 1,7 mil MPEs. As entrevistas foram feitas por telefone.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/belezas-naturais-de-ms-como-o-morro-do-paxixi-sao-destaques-de-atrativos-turisticos-do-estado-na-19o-ruraltur/Fri, 15 Dec 2023 13:20:18 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=12887O forte potencial de Mato Grosso do Sul para o ecoturismo, turismo de aventura e de natureza foi o grande destaque da 19ª Ruraltur, realizada pelo Sebrae/MS, nesta semana, entre os dias 12 e 14 de dezembro. Na Feira Central, em Campo Grande, o público pode conferir de perto destinos para se visitar que ressaltam as belezas naturais do Estado e tornam-se refúgio para descanso e lazer.

Em um dos espaços montados na maior feira de turismo rural do Brasil, a mostra “Isto é Mato Grosso do Sul” reuniu 141 expositores que apresentaram aos visitantes atrativos turísticos de todas as regiões do Estado e produtos locais que ressaltam a cultura e a gastronomia de cada território. Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a iniciativa se fez relevante para dar visibilidade às diversas opções de destinos disponíveis ao público.

“Temos uma riqueza muito grande a ser explorada e é isso que queremos mostrar. Como as pessoas passaram a procurar mais o turismo de proximidade, ou seja, priorizar as opções de lazer que estão perto de onde elas moram, o Sebrae tem apoiado os empreendedores do setor turístico para que possamos fortalecer os negócios e divulgar os atrativos, tanto naturais, quanto gastronômicos, mostrando para o público a cultura sul-mato-grossense e a experiência que o meio rural é capaz de proporcionar”, destacou Amarilha.

Na mostra, os destinos turísticos foram divididos por rotas de visitação: Cerrado Pantanal (Região Norte); Pantanal Sul (Corumbá e Ladário); Caminhos da Natureza (Grande Dourados); Serra da Bodoquena (Bonito, Jardim e Bodoquena); Costa Leste; e Caminho dos Ipês (Campo Grande e Região Central). Todos os empreendedores foram apoiados pelo Sebrae/MS para que pudessem melhorar a empresa e, durante a feira, trouxeram ao público um negócio estruturado com diversas opções para quem deseja se divertir e contemplar a natureza sem a necessidade de viajar para longe de casa.

Dividida por regiões de MS, mostra “Isto é Mato Grosso do Sul” reuniu 141 expositores.

Morro do Paxixi

Dentre as diversas opções de lugares para se conhecer, esteve o Morro do Paxixi, um dos mais belos pontos turísticos do Estado, que ficou famoso ao ser cenário para as gravações do remake da novela Pantanal, exibida pela rede Globo em 2022. O local fica no distrito de Camisão, em Aquidauana, a 265 km da capital sul-mato-grossense. De fácil acesso, o morro tem uma altitude de 700 metros e, em alguns minutos de caminhada, é possível contemplar a vista de um dos mirantes.

Empreendedores do distrito de Camisão, em Aquidauana, se organizaram em uma Associação para divulgar o destino turístico.

A beleza do local atrai turistas que buscam aventura e contato com a natureza, o que despertou nos donos de propriedades rurais o interesse em investir no ecoturismo e estruturar uma rede de estabelecimentos para receber o público, oferecendo opções de hospedagens, passeios e alimentação. Para apoiar os empreendimentos, neste ano, o Sebrae/MS iniciou um trabalho no local levando conhecimento para que os empreendedores pudessem melhorar o negócio, além de incentivar a atuação conjunta do grupo para o fortalecimento da região como ponto turístico e divulgação dos atrativos.

Com essa iniciativa, há seis meses consolidou-se a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi) que reúne 13 negócios dentre pousadas, pesqueiros e propriedades rurais, além de restaurantes e agroindústrias que ressaltam a gastronomia e produções alimentícias locais. Segundo a presidente da Associação e proprietária do Rancho Pantaneiro, Miriam Aveiro, muitos dos empreendimentos já existiam no local, porém atuavam de forma individualizada. A associação veio para organizar o grupo e possibilitar que todos se desenvolvam em conjunto, oferecendo o melhor aos turistas.

“Alguns estabelecimentos funcionam há muitos anos, mas não havia uma ação coletiva para consolidar o distrito de Camisão como destino turístico, e quando a gente recebeu o apoio do Sebrae, foi possível organizar uma logística para começarmos a trazer essa visibilidade e isso fez toda a diferença. Participamos de uma consultoria para arrumar a casa e identificar as potencialidades que temos em turismo de aventura e experiências. Isso foi importante porque agora assumimos a responsabilidade do compromisso com o turista, organizamos os espaços de acolhimento e fizemos cursos de capacitação para atendê-los cada vez melhor”, pontuou Miriam.

Além das consultorias na área de gestão e estratégias para a consolidação do destino turístico, oferecidas pelo Sebrae/MS, por meio do programa Transforma Turismo, um ponto importante trabalhado com o grupo foi a estruturação dos empreendimentos para oferecer segurança aos turistas. Nesse contexto, foi promovido um curso que formou 24 condutores em ecoturismo e turismo de aventura, além da implementação de uma metodologia inédita desenvolvida pelo Polo Sebrae de Ecoturismo que trabalha o aspecto da segurança como um todo. A metodologia foi levada como um projeto piloto para a região e, após isso, deve ser replicada nacionalmente, em atrativos de todo o Brasil.

Curso de formação de condutores foi oferecido para os empreendedores da região pelo Sebrae/MS.

Para os empreendedores acompanhados com as qualificações, como Joel Cavalcante e Dilson Gomes, proprietários do Chalé Valle Sagrado, o apoio tem feito a diferença no negócio. Eles oferecem ao público um chalé com capacidade para receber confortavelmente até quatro pessoas. Além da estadia em si, o espaço também é disponibilizado para ensaios fotográficos e eventos.

“Oferecemos um lugar de paz para descanso em meio à natureza e agora, com o curso de condutores, por exemplo, podemos agregar mais uma atividade ao nosso negócio que são as trilhas guiadas. Temos quatro opções de trilhas e uma delas dá acesso à cachoeira do Morcego. Esse trabalho trouxe mais visibilidade para nós e, no futuro, pretendemos ampliar ainda mais”, contaram os empreendedores.

Vivências turísticas

A 19ª Ruraltur também trouxe para o público uma série de vivências turísticas que compõem a rota Caminhos dos Ipês, na Região Central de Mato Grosso do Sul, próximo a Campo Grande. Foram nove opções oferecidas para os visitantes durante os três dias da maior feira de turismo rural do Brasil e que permanecerão disponíveis por meio do siteruraltur.ms.sebrae.com.br.

Uma delas é o café da manhã com almoço na Fazenda São Clemente, em Sidrolândia. Além de trazer uma refeição típica da área rural, com comida caseira, a vivência também oferece para o público um passeio para conhecer o local que guarda a história do tempo em que o trabalho nas fazendas era mais rudimentar, com um engenho para produção de caldo de cana e uma bica d’água que alimenta um monjolo – uma antiga engenhoca utilizada para beneficiar o café Criolo.

Os irmãos, Irlanda e Frederico, proprietários da Fazenda São Clemente, em Sidrolândia.

Para quem deseja o turismo de aventura, a fazenda também traz para o público trilhas com sete cachoeiras e uma bela vista aos pés da serra. O lugar é administrado pela família Pereira Vieira, e os irmãos Irlanda e Frederico, receberam apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Transforma Turismo para que pudessem se estruturar e melhorar o negócio. Segundo Irlanda, a participação na Ruraltur trouxe mais visibilidade para o atrativo e mostrou que o trabalho desenvolvido está no caminho certo.

“Melhoramos muito com a ajuda do Sebrae e estar aqui fez com que muita gente conhecesse o nosso trabalho, facilitando o networking. Nesses dias de evento, recebemos na fazenda pessoas de atrativos turísticos de outras regiões do Brasil, de Goiás e São Paulo, por exemplo, e elas ficaram encantadas com o nosso trabalho querendo aplicar lá, coisas que fazemos aqui. Então, vimos que estamos fazendo certo e queremos melhorar ainda mais para alavancar o turismo rural aqui na região de Campo Grande”, expôs Irlanda.

Para mais informações sobre o trabalho realizado pelo Sebrae/MS na área do turismo acesse a betano ou ligue para a Central de Relacionamento por meio do número 0800 570 0800.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/brasilia-trends-fashion-week-promove-debate-sobre-violencia-contra-mulheres/Thu, 14 Dec 2023 21:45:15 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=4390Em sua 4ª edição, o Brasília Trends Fashion Week (BTFW) promoveu a mesa-redonda “Violência Contra a Mulher: Causas e Consequências”, realizada no sábado (9), no Sesc Guará. Para discutir o tema, foram convidadas a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha; a secretária de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Marcela Passamani; a vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico (Codese-DF), Laura Oliveira; a ex-modelo, ativista e madrinha do BTFW, Luiza Brunet; e a moderadora Drika Cordonet, da Rede de Economia Solidária e Feminista.

A superintendente do Sebrae no DF iniciou a sua fala defendendo a autonomia econômica feminina como uma das vertentes do enfrentamento à violência contra mulheres. “Uma das formas de proteção para que essa mulher consiga romper esse ciclo de violência é sua independência financeira. E o empreendedorismo é uma ferramenta poderosa para alcançar a autonomia financeira e quebrar esse ciclo.”

Lançado em 2019, o Sebrae Delas é um exemplo de programa que oferece oportunidades a mulheres que querem empreender. Em 2023, o programa alcançou cerca de 2 mil mulheres no DF, oferecendo mentorias, capacitação e consultoria. Além do Sebrae Delas, Rose Rainha destacou outras iniciativas como forma de prevenção e combate da violência doméstica e familiar. O Sebrae no DF desenvolve um trabalho muito forte com estudantes da rede de ensino público e privado por meio da Educação Empreendedora.

A violência é muito silenciosa porque acontece dentro de casa. Nas escolas, a gente tem uma filha, uma neta reproduzindo e achando normal situações que vivenciaram na infância e na adolescência. Hoje, o Sebrae prepara o estudante para a sua vida profissional e sua independência financeira”, afirmou.

À frente da Secretaria de Justiça, Marcela Passamani apontou que a maior dificuldade é fazer com que a informação chegue para todas as pessoas e em todas as casas. “A Sejus, enquanto órgão do governo, busca fazer com que essa mulher não seja mais vítima e que ela consiga receber apoio por meio de mecanismos e políticas públicas para romper com esse ciclo de violência”, enfatizou.

Recentemente, a Sejus lançou dois programas para a prevenção e o combate a violência contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Com a frase “Todas as vítimas têm o direito de romper com o ciclo de violência”, Marcela apresentou o programa Direito Delas, que oferece atendimentos social, psicológico e jurídico às vítimas diretas de violência e a familiares. Ela também citou o projeto Cidadania nas Escolas, que visa atender aproximadamente 80 mil estudantes da rede de ensino com atividades que promovam a cultura de paz, o exercício da cidadania e a redução de incidência de violências.

Em um relato forte e corajoso, Luiza Brunet compartilhou ter sofrido abusos e violências na infância, e agressões do ex-companheiro. “Meu pai era muito agressivo com minha mãe. Aos 12 anos, eu fui vítima de abuso sexual quando trabalhava como babá em uma casa de família. Em 2016, tiveram violências físicas, emocionais, psicológicas e patrimoniais por parte do meu ex.

Atualmente, Luiza Brunet é uma ativista em defesa das mulheres e tem viajado pelo Brasil e pelo mundo para alertar sobre o tema. “A violência contra as mulheres é a mais democrática do mundo. A sociedade deve se envolver nessa pauta, que é responsabilidade de todos, não só dos políticos”.

A ativista ainda reforçou a importância de denunciar a violência contra a mulher. “É importante que a mulher tenha coragem para denunciar e se libertar do ciclo de violência. E que depois ela seja acolhida, receba apoio psicológico e emocional, e possa estar assessorada para conseguir sua autonomia financeira”, frisou Luiza Brunet.

Laura Oliveira, do Codese, ressaltou que a violência não é um ato remoto que acontece na casa de outras pessoas. O ambiente familiar é o mais violento para mulheres, meninas e crianças. “A maioria das ocorrências ocorrem dentro de casa e os agressores são pessoas do próprio convívio familiar. Um dos nossos projetos é o Jeans do Bem, uma iniciativa do Levvo Instituto, que já beneficiou cerca de 500 mulheres por meio da confecção de peças a partir do jeans e de lona.

Ao final, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, disponibilizou para as participantes presentes vagas em dois cursos oferecidos pela entidade: fluxo de caixa e precificação.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/sebrae-ce-reune-se-com-o-forum-de-turismo-do-cariri/Wed, 13 Dec 2023 12:54:13 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=9593

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, e os integrantes do segmento de Turismo do Cariri estiveram reunidos na sede do Escritório do Sebrae/CE em Juazeiro do Norte, para discutir ações com foco em 2024.

Abrindo o encontro, o superintendente Joaquim Cartaxo ressaltou os enormes atrativos da Região e a necessidade de se promover iniciativas para alavancar a economia do Cariri .

Enfatizou que é necessário elaborar um diagnóstico, com indicadores que tracem o cenário real da cadeia produtiva do Turismo regional: temos informações sobre alimentação, hospedagem…?  “Onde estão esses dados?  É preciso saber, efetivamente, também, informações sobre os turistas. Qual o perfil de quem visita o Cariri? A maioria é para participar de eventos?   Então, deve-se aprofundar o tipo de governança que se quer e fazer um calendário de eventos que aumente o interesse pela Região”.

Reforçou que, dada a riqueza e multiplicidade de atrativos, ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso trabalhar um primeiro produto turístico.

SUGESTÕES

Estimulados, os integrantes da reunião foram colocando, um a um, suas impressões. Concordaram que é necessário ter uma radiografia do setor. Que precisam, realmente, encontrar uma forma de criar mais eventos porque a Região tem dificuldades em trazer turistas para a cidade depois da Missa solene da Romaria de Nossa Senhora das Candeias.  “Depois disso a  cidade fica sem movimento”, resumiram.

Lembraram que a ExpoCrato, por exemplo, pode ser potencializada se for criada uma semana de pequenos eventos antecedendo a festa principal.

Depois de reunir as reclamações e sugestões, o superintendente Joaquim Cartaxo anunciou a realização do Fórum Empresarial de Turismo e Eventos no Cariri e explicou que, para ter sucesso, “É preciso saber quem é seu fornecedor, quem é seu concorrente e quem é o seu cliente”, resumiu.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/escritorio-do-sebrae-sp-em-piracicaba-comemora-30-anos/Tue, 12 Dec 2023 19:33:35 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6776O Sebrae-SP comemorou, no último dia 5 de dezembro, 30 anos de seu escritório na cidade de Piracicaba. Para celebrar a data, foi realizado um evento com a presença de parceiros e representantes das prefeituras da região no Teatro Erotídes de Campos, em Piracicaba.

O encontro contou com a palestra de Rafinha Acústico com o tema ‘Empreendedorismo: estratégia, planejamento e felicidade”. Entre as autoridades presentes estiveram o Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; a Prefeita de Iracemápolis, Nelita Franceschini; o Prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto; o Prefeito de Limeira, Mário Botion; o Prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder; o Vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi; o Vice-prefeito de Charqueada, Jonas Lanjoni; o Vice-prefeito de Capivari, Bruno Barnabé; o Vice-prefeito de Rio das Pedras –  Trudpert Alan Leite Riesterer e o Vice-prefeito de Rafard, Wagner Bragalda. Representando os municípios e suas entidades parceiras, Prefeitos e Vice-prefeitos receberam placas de homenagem em agradecimento pela parceria dos municípios nessas três décadas de trabalho do Sebrae-SP Piracicaba.

“Reunir nossos clientes e parceiros para uma comemoração tão especial para nós é uma alegria difícil de mensurar. Este é o reconhecimento de um trabalho longo e importante que o Sebrae-SP vem realizando na região ao longo de todos esses anos. A força da parceria proporcionou, somente em 2023, mais de 95 mil atendimentos na região para mais de 30 mil pequenos negócios formais, além de 17 mil potenciais empreendedores e 15 mil alunos por meio das soluções de Educação Empreendedora. Vamos seguir unidos em prol do desenvolvimento regional. Que venham mais 30 anos”, comemora Fábio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/iguinho-e-lulinha-fazem-festa-para-milhares-de-fas-no-primeiro-dia-da-viva-sergipe/Mon, 11 Dec 2023 21:37:27 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=2456Foto: @GaleriaDarteles 

A dupla de forró e piseiro formada pelos irmãos Iguinho e Lulinha, ambos de Canindé de São Francisco, no Alto Sertão Sergipano, agitou milhares de pessoas no primeiro da Viva Sergipe, evento promovido pelo Sebrae/SE entre os dias 10 e 17 de dezembro, das 16h às 22h, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju.

“Eu amo todas as músicas deles. Acompanho os shows sempre que posso. Eles são os melhores que temos aqui no estado”, disse uma fã que estava registrando tudo com o celular.

Além da dupla, o evento trouxe também o Grupo Parafusos Mirim, da Escola Municipal José dos Santos, da cidade de Lagarto e Orquestra Sanfônica de Aracaju com o típico forró pé de serra que fez o público dançar o “dois pra lá, dois pra cá”, afinal Sergipe é o País do Forró.

O evento traz mais atrações regionais nesta segunda-feira (11), confira a programação completa:

Às 17h – Samba de Parêa (Laranjeiras)
Às 18h15 – Quadrilha “Unidos do Arrastapé” (Itaporanga)
Às 19h30 – Mayra Fêlix (Aracaju)
Às 20h45 – Cartel de Bali (Aracaju)

Cadastre-se e participe da Viva Sergipe 2023! (clique aqui)

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/turbina-vendas-impulsiona-pequenos-negocios-no-ambiente-digital-em-acailandia/Mon, 11 Dec 2023 20:01:48 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6446O Turbina Vendas de Açailândia reuniu mais de 200 participantes em busca de conhecimento e prontos para mergulhar no universo do varejo digital, com  uma palestra sobre o Mercado Livre. Ocorrido na última quinta-feira (7), o evento é uma estratégia do Sebrae Maranhão para impulsionar os pequenos negócios nas plataformas digitais.

Palestra sobre Mercado Livre explana modalidades de e-commerce e oportunidades nesse ambiente para a região Nordeste

A palestra entregou insights cruciais para aqueles que buscam iniciar suas vendas no Mercado Livre ou ampliar suas atuações para novos mercados. É o caso da empreendedora Clarice Fonseca, que tem uma pequena indústria de lingerie em Açailândia. “A gente sabe que é extremamente importante se posicionar no ambiente digital, e quem não fizer, ficará para trás. Por isso, vim participar do evento para saber como alcançar novos clientes”, destaca.

Um dos pontos altos da palestra foi a explanação sobre as diferentes modalidades de e-commerce, abordando desde o estoque tradicional até estratégias mais avançadas, como estoque compartilhado, crossdocking e dropshipping. Para Suelita Feitosa, uma das participantes do turbina, essa experiência foi transformadora.

“Eu cheguei cheia de dúvidas e termos desconhecidos, mas o palestrante soube conduzir de uma maneira que eu pudesse compreender. Foi uma excelente oportunidade para conhecer as possibilidades que o Mercado Livre nos oferece e, eu com certeza, foi aplicar alguns insights que tive aqui para expandir meu empreendimento com a venda de produtos de beleza”, explica.

Oficina

Os participantes também tiveram oportunidade de explorar ainda a plataforma com a Oficina gratuita Mercado Livre

Além da palestra, alguns participantes foram selecionados para a oficina Mercado Livre na Prática, que explorou as vastas oportunidades do varejo digital, com o consultor Vinicius Victor. Quem aproveitou a oportunidade foi o empreendedor Kennedy Felipe Alves, que vende produtos voltados para a apicultura.

“Este é um nicho bem reduzido, então precisamos procurar clientes em outras regiões e com o aprendizado que tivemos , vai ajudar a encontrar clientes no Brasil todo. Aprendemos muitas ferramentas do Mercado Livre que eu não conhecia, apesar de já estar presente na plataforma”, pontua.

Para o gerente da Unidade do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro, o Turbina Vendas se consolida como mais uma ação do Sebrae na capacitação dos pequenos negócios, fazendo-os desenvolver ainda mais.

Confira o áudio

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.comAcesse conteúdos jornalísticos, nos mais variados formatos, focados na informação como aliada das micro e pequenas empresas do estado do MaranhãoWed, 20 Dec 2023 18:59:27 +0000pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.2.3betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/presidente-do-conselho-deliberativo-do-sebrae-maranhao-recebe-maior-honraria-da-corte-eleitoral-maranhense/Wed, 20 Dec 2023 18:57:14 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6609Pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Maranhão, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, foi reconhecido com a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira na tarde desta terça-feira (19), no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). A homenagem é a maior honraria concedida pela corte eleitoral maranhense.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje em mais um evento, representando o Sebrae, onde o TRE-MA reconhece o excelente trabalho que o Sebrae faz”, comemora o presidente.

O representante do Sebrae Maranhão foi agraciado com a medalha na categoria Colaborador, por indicação do presidente do TRE-MA, desembargador José Luiz de Almeida. A categoria contempla autoridades, personalidades e instituições.

A medalha foi entregue pelo presidente do TRE-MA (Foto: Nestor Bezerra)

“O Sebrae tem sido parceiro do TRE, parceria que é histórica. Todas as vezes que nós precisamos do Sebrae, nós contamos com o seu apoio, sobretudo apoio logístico na concessão de espaço”, afirma o presidente do corte.

A diretoria do Sebrae Maranhão e membros do Conselho Deliberativo acompanharam o evento
]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/turbina-vendas-impulsiona-pequenos-negocios-no-ambiente-digital-em-acailandia/Mon, 11 Dec 2023 20:01:48 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6446O Turbina Vendas de Açailândia reuniu mais de 200 participantes em busca de conhecimento e prontos para mergulhar no universo do varejo digital, com  uma palestra sobre o Mercado Livre. Ocorrido na última quinta-feira (7), o evento é uma estratégia do Sebrae Maranhão para impulsionar os pequenos negócios nas plataformas digitais.

Palestra sobre Mercado Livre explana modalidades de e-commerce e oportunidades nesse ambiente para a região Nordeste

A palestra entregou insights cruciais para aqueles que buscam iniciar suas vendas no Mercado Livre ou ampliar suas atuações para novos mercados. É o caso da empreendedora Clarice Fonseca, que tem uma pequena indústria de lingerie em Açailândia. “A gente sabe que é extremamente importante se posicionar no ambiente digital, e quem não fizer, ficará para trás. Por isso, vim participar do evento para saber como alcançar novos clientes”, destaca.

Um dos pontos altos da palestra foi a explanação sobre as diferentes modalidades de e-commerce, abordando desde o estoque tradicional até estratégias mais avançadas, como estoque compartilhado, crossdocking e dropshipping. Para Suelita Feitosa, uma das participantes do turbina, essa experiência foi transformadora.

“Eu cheguei cheia de dúvidas e termos desconhecidos, mas o palestrante soube conduzir de uma maneira que eu pudesse compreender. Foi uma excelente oportunidade para conhecer as possibilidades que o Mercado Livre nos oferece e, eu com certeza, foi aplicar alguns insights que tive aqui para expandir meu empreendimento com a venda de produtos de beleza”, explica.

Oficina

Os participantes também tiveram oportunidade de explorar ainda a plataforma com a Oficina gratuita Mercado Livre

Além da palestra, alguns participantes foram selecionados para a oficina Mercado Livre na Prática, que explorou as vastas oportunidades do varejo digital, com o consultor Vinicius Victor. Quem aproveitou a oportunidade foi o empreendedor Kennedy Felipe Alves, que vende produtos voltados para a apicultura.

“Este é um nicho bem reduzido, então precisamos procurar clientes em outras regiões e com o aprendizado que tivemos , vai ajudar a encontrar clientes no Brasil todo. Aprendemos muitas ferramentas do Mercado Livre que eu não conhecia, apesar de já estar presente na plataforma”, pontua.

Para o gerente da Unidade do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro, o Turbina Vendas se consolida como mais uma ação do Sebrae na capacitação dos pequenos negócios, fazendo-os desenvolver ainda mais.

Confira o áudio

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/trilha-de-lideranca-encerra-acoes-de-empreendedorismo-feminino-na-regiao-pre-amazonica-em-2023/Wed, 06 Dec 2023 14:16:05 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6361Com o intuito de impulsionar o empoderamento das mulheres, criar oportunidades e proporcionar suporte para que elas possam expandir seus empreendimentos, o Sebrae Maranhão realizou a Trilha de Liderança Feminina. O evento reuniu mulheres das cidades de Açailândia, Bom Jesus, Buriticupu, Cidelândia e São Pedro, em cinco encontros, no período de outubro a  dezembro deste ano.

Participantes receberam certificado de conclusão da trilha de liderança feminina que contou com cinco encontros.

A trilha marcou, ainda, o encerramento de uma série de iniciativas do Sebrae voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região pré-amazônica. A empreendedora Juliana Nascimento foi uma das participantes do evento e para ela esse momento trouxe impactos positivos na vida pessoal e profissional.

“Boa parte das expectativas foram alcançadas. Não é fácil fazer o autoconhecimento,  como também sobre a autorresponsabilidade, padrões, entre outras coisas. Todas elas influenciam na nossa liderança, na gestão dos nossos próprios empreendimentos. Estou muito feliz por essa oportunidade e com os impactos que causará na minha vida”, explicou.

Para Suellen Lopes, percorrer a trilha de liderança também foi um divisor de águas, permitindo-a a acessar bloqueios que travavam seu próprio desenvolvimento. “Tive a oportunidade de mergulhar e resolver muitas questões que estavam me impedindo de dar o próximo passo em minha carreira profissional e outras áreas da minha vida. Só amamos de fato o que conhecemos e  o caminho do autoconhecimento foi libertador, grandioso, profundo e com certeza permanente. Estou muito grata e orgulhosa de mim mesma por ter me permitido trilhar esse caminho”, comemora.

Trilha reuniu mulheres de Açailândia, Bom Jesus, Buriticupu, Cidelândia e São Pedro da Água Branca.

AÇÕES – Durante todo o ano, as mulheres tiveram acesso a consultorias coletivas e outras capacitações por meio dos núcleos de empreendedorismo feminino. “Foram abordados temas sobre gestão financeira, marketing, vendas, por exemplo. Mensalmente, os núcleos foram atendidos com consultoria coletiva. Além disso, promovemos oportunidades de participações nas ações Sebrae, incluindo cursos, palestras, oficinas e consultorias individuais”, destacou a analista do Sebrae, Sara Cristina Rocha

Outra marca importante foi a realização das feiras de negócios, que é uma oportunidade de fomento da economia local e de networking para as empreendedoras. “Tivemos as feiras de Cidelândia e Buriticupu em que reuniram cerca de 80 mulheres atendidas por meio dos núcleos”, explicou Breno Soeiro Gerente do Sebrae em Açailândia.

Além do impacto regional, a Unidade de Negócios promoveu conexões em âmbito nacional, proporcionando oportunidades de networking no Festival Rede Mulher Empreendedora e no Encontro Nacional de Mulheres do Agronegócio. “Essas ações colaborativas representam um avanço significativo no estímulo e apoio ao empreendedorismo feminino, demonstrando a força e determinação das mulheres na construção de negócios sólidos e inclusivos na região”, pondera Soeiro.

Confira abaixo alguns dos eventos realizados ao longo do ano, que trouxeram novas perspectivas para a mulher empreendedora da Pré-amazônica maranhense:

  • Caravana para o Nordeste ON,  o maior evento de startups do Nordeste;
  • Semana MEI com palestras e oficinas simultaneamente em municípios da regional;
  • Encontro Empresarial de Açailândia, com a palestra Mulheres que Inspiram;
  • Feiras de Negócios em Cidelândia e Buriticupu;
  • Participação no Festival Rede Mulher Empreendedora, em São Paulo;
  • Caravana de Açailândia e Imperatriz para o Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, em São Paulo;
  • Consultorias coletivas mensais;
  • Cursos de atendimento, marketing, gestão e outros.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/6329/Mon, 04 Dec 2023 12:49:22 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6329Inovação na Educação e pesquisa aplicada com foco no empreendedorismo foram as temáticas que nortearam a programação do Marandu Start, maratona de ideias organizada pelo Sebrae Maranhão e pela Marandu, agência de inovação e empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A ação, realizada na última semana, teve início na terça-feira (28) encerrando na quinta-feira (30), na UEMA.

Especialistas em inovação e empreendedorismo compartilharam experiência e conhecimento durante o Marandu Start.

-

“É uma ação inédita no Maranhão, pois é a primeira vez que acontece um ideathon para professores. A proposta é fazer com que os professores da Academia despertem tanto para a inovação quanto para o empreendedorismo”, explica a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial, Hildenê Maia.

A coordenadora de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae Maranhão, Danielle Abreu, participou da abertura das atividades (Foto: Divulgação/Marandu)

A professora piauiense Siarla Andrade foi uma das docentes a ter acesso a possibilidades que contribuem para a solução de desafios atuais da sala de aula e da pesquisa acadêmica. “O Marandu Start é um evento riquíssimo onde temos a oportunidade de fazer networking, de aprender novas metodologias sobre o empreendedorismo”, avalia.

O Marandu Start é o primeiro ideathon para professores do Maranhão (Foto: Divulgação/UEMA).

Segundo o diretor da agência Marandu, o professor Roberto Serra, o Sebrae forneceu todo o suporte metodológico necessário para a realização do evento. “O Sebrae Maranhão é um parceiro estratégico da UEMA. Nós temos estreitado essas relações em várias ocasiões. Especificamente para esse ideathon, nós estamos recebendo todo o suporte do Sebrae com a disponibilidade dos seus consultores, que são facilitadores do ideathon”, esclarece o gestor.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/empreendedorismo-estudo-do-sebrae-aponta-maioria-de-empreendedores-negros-no-maranhao/Wed, 29 Nov 2023 19:37:58 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6308Um recente estudo conduzido pelo Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do terceiro trimestre de 2023, revelou uma tendência notável no cenário empreendedor do Maranhão. Os resultados apontam que cerca de 80% dos empreendedores no estado são negros, compreendendo indivíduos autodeclarados pretos ou pardos.

Com inovação e criatividade, empreendedores negros se destacam na economia maranhense.

Os números indicam que, de um total de 860.475 empreendedores maranhenses, 127.012 são pretos, enquanto 555.745 são pardos. Esses dados destacam uma representação significativa de pessoas negras liderando seus próprios negócios no estado. Conforme o estudo, o Maranhão só fica atrás dos estados.

O critério utilizado para classificar os empreendedores no estudo inclui aqueles que possuem um CNPJ ou prestam serviços de forma autônoma. O levantamento sinaliza que a diversidade étnica e racial no universo empresarial maranhense é evidente, demonstrando um panorama no qual as pessoas negras estão ativamente envolvidas na criação e gestão de empreendimentos.

Marines de Morais, 37 anos, deu início à sua jornada empreendedora em 2017, focando inicialmente na produção de logotipos e na terceirização de materiais gráficos. Atualmente, celebrando o sucesso da Preta Designer, sua empresa especializada em design gráfico e papelaria personalizada, ela destaca a consolidação do negócio em um mercado que viu um crescimento notável durante a pandemia, mantendo-se em expansão até os dias atuais.

Afroempreendedora, Marines de Morais atua no mercado de papelaria personalizada e design gráfico.

“Como empreendedora negra, enfrentei desafios diários. Mas, olhando para minha jornada, é fundamental destacar o impacto significativo das capacitações proporcionadas pelo Sebrae Maranhão. As orientações recebidas pela equipe técnica de consultores foram essenciais para me ajudar a visualizar meu lugar e reconhecer o potencial destaque que poderia alcançar na dinâmica e crescente Economia Criativa”, disse Marines.

Diversidade – Os empreendedores negros no Maranhão desafiam estereótipos e também contribuem para a construção de uma economia mais inclusiva e representativa. As iniciativas que promovem a diversidade no ambiente de negócios podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento sustentável do estado.

Como exemplo desse cenário, a arquiteta Leticie Ayres, 42 anos, empreendedora negra, participou de diferentes capacitações abrangendo gestão financeira, empresarial, marketing e de pessoas, buscando ampliar a visibilidade de sua empresa. Participante do Sebrae Delas, Leticie integrou um programa de aceleração com o propósito de potencializar o êxito de ideias e empreendimentos liderados por mulheres.

Arquiteta Leticie Ayres buscou junto ao Sebrae alternativas para ampliar a visibilidade do empreendimento.

“No Sebrae, encontrei a oportunidade de me especializar e apresentar meu negócio a uma rede de contatos antes inimaginável. Por meio dessas capacitações viabilizadas pelo projeto Delas, observei um notável desenvolvimento na empresa, com expansão da carteira de clientes e aumento na lucratividade. Sigo ultrapassando barreiras, criando oportunidades, surpreendendo e realizando sonhos como empreendedora”, afirmou a arquiteta.

O Sebrae enfatiza a importância de continuar apoiando e promovendo oportunidades para empreendedores de todas as etnias, enfatizando que a diversidade é um motor essencial para a inovação e o crescimento econômico.

“Os resultados do estudo destacam não apenas a vitalidade do empreendedorismo no Maranhão, mas também a crescente influência positiva das comunidades negras no cenário empresarial. Essa dinâmica promissora sinaliza uma mudança significativa na paisagem econômica do estado, apontando para um futuro mais inclusivo e diversificado para o empreendedorismo maranhense. O Sebrae está atento a essa realidade e tem trabalhado para oferecer ao empreendedor negro todo o suporte para que seus negócios possam crescer, com sustentabilidade e chances de sucesso”, destacou a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae no Maranhão, Keila Pontes.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/de-rosario-ao-munim-sao-joao-de-oportunidades-ressalta-potencial-para-novo-roteiro-turistico-integrado-no-maranhao/Wed, 29 Nov 2023 13:41:46 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=4417Os municípios de Rosário, Morros, Icatu e Axixá apresentaram o que há de melhor em seus territórios, aproveitando festas juninas como geradoras de oportunidades para os pequenos negócios do turismo, durante o projeto São João de Oportunidades. Mais que uma simples ação de mercado ou uma excursão, a iniciativa  proporcionou uma imersão na história, gastronomia e cultura da região, com experiências únicas e como forma de articular um novo roteiro turístico integrado.

Idealizado com a proposta de impulsionar o turismo na região, com base na perspectiva de integração, a ação gerou um saldo bastante positivo. O projeto está sendo realizada pela Unidade de Negócios do Sebrae na região de Lençóis-Munim, em parceria com as prefeituras municipais de Rosário, Morros, Icatu e Axixá (localizados no norte do Maranhão).

Equipe Sebrae em Axixá – MA

-

Um deles é justamente a proposta de um novo roteiro integrado, envolvendo atrativos dos quatro municípios, que foi a  estrela da programação do São João de Oportunidades, iniciada em 12 de junho. A ação garantiu a qualificação dos anfitriões dos destinos, abrangendo comunidades quilombolas e tradicionais, meios de hospedagens, artesãos, culinaristas e todo um conjunto de atividades econômicas da região do Munim. E, além disso, proporcionou aprofundamento na história e cultura de cada território e a validação do potencial turístico dessa nova rota, por meio do “Famtour de Rosário ao Munim”, que teve a presença de grupo formado por agentes do turismo, jornalistas, influenciadores e pesquisadores.

Grupo em visita à Olaria Adonai do empreendedor Amarildo Ferreira

-

“Nós, do Quilombo de Boa Vista, ficamos muito felizes de receber os turistas. Foi uma oportunidade para mostrar o nosso trabalho e vivências enquanto comunidade quilombola. Somos um quilombo de 402 anos e vimos que as pessoas valorizam nosso território e a nossa gente. O Sebrae está nos ajudando muito a aprender a nos valorizar e mostrar nossas riquezas, como aconteceu agora no curso de qualificação fruto do projeto São João de Oportunidades,” pontuou Rosa Gaspar, diretora do grupo Sabor e Arte, do Quilombo Boa Vista de Rosário.

Atrativos diversificados

Durante o Famtour, em Rósario, além do quilombo Boa Vista , ainda foram visitadas a comunidade quilombola  São Simão, a Olaria Adonai e o Museu da Ferrovia. Em Morros, a hospedagem foi na Pousada Imperial, onde aconteceu um jantar de vivências gastronômicas. Já em Icatu, um city tour histórico e a visita à Lagoa Boca da Mata foram destaques de uma programação que teve ainda a apresentação de Tambor de Crioula e, ainda, ao Forte de Guaxenduba – palco da batalha que expulsou os franceses do Maranhão, no século XVII – foram destaques. Na última etapa, o grupo acompanhou o Batizado do Boi de Axixá, no município do mesmo nome, com direito a visitação a exposições culturais e experiências gastronômicas.

Cristina Gonçalves, de 42 anos, é quituteira da comunidade quilombola de Boca da Mata, em Icatu. Ela conta sobre a importância de aperfeiçoar a produção por meio dos cursos oferecidos pelo Sebrae. “Fazer o doce de espécie é um legado deixado por minha mãe e durante o curso, com as orientações recebidas, pude melhorar a minha prática. Ouvir a professora me fez aprender muito. Como trabalhava só com o doce de espécie e a broa, pude vislumbrar possibilidades para expandir o negócio para a área dos salgados. Foi muito bom também aprender sobre atendimento, precificação e aperfeiçoar as práticas de higienização do produto”, explica ela.

Capacitação

Importante para fortalecimento dos pequenos negócios, uma etapa de capacitação agregada à programação do Famtour e do São João de Oportunidades fez a diferença na prática. O prefeito de Icatu, Wallace Azevedo, destacou esse aspecto. “Para nós, foi uma oportunidade muito grande estarmos em parceria com Sebrae, mostrando o que há de melhor em Icatu, como por exemplo a Lagoa da Boca da Mata. Estamos vivenciando um momento ímpar, certos de que, daqui pra frente, a comunidade buscará mais qualificações, visando desenvolver o turismo na nossa cidade”, pontuou o prefeito.

Reconhecendo o trabalho do Sebrae na região, o prefeito de Rosário, Calvet Filho, agradeceu pela parceria. “Agradecemos ao Sebrae pela chance de mostrar nossas riquezas culturais, acervo histórico e culinária para o Maranhão, por meio do projeto São João de Oportunidades e de criar condições para fomentar a economia com base nos pequenos negócios”, ratificou o prefeito de Rosário, Calvet Filho.

Grupo de Turistas visita Casa do Terecô das Velhas, em São Simão, Rosário-MA

-

Mais oportunidades

O projeto São João de Oportunidades também identificou fortes potenciais de investimentos e colaboração entre os agentes governamentais, assim como, algumas melhorias que devem acontecer nos locais visitados para adequação estrutural na recepção aos próximos grupos de turistas.

O próximo passo será a comercialização desse roteiro, concedido com visão integrada, proposto para agências de turismo, segundo informa o gerente da Unidade de Negócios Lençóis Munim, David Amorim. “Vamos continuar os treinamentos e consultorias nos territórios já pensando em novas edições do Famtour e, também, nos próximos eventos que vão acontecer. Também haverá a entrega da roteirização desse novo produto, com todos os custos envolvidos, necessidades de qualificação e detalhamento de cada destino aos operadores. A validação do roteiro, com o Famtour, serviu de base para a integralização do mesmo já pensando na comercialização”, pontuou o gerente.

Apresentação do Tambor de Crioula em Icatu

-

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/sala-do-empreendedor-e-inaugurada-em-igarape-do-meio/Fri, 24 Nov 2023 14:04:51 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6258Buscando simplificar e agilizar processos burocráticos, tornando mais fácil para os empreendedores locais que desejam iniciar ou expandir seus negócios, foi inaugurada a Sala do Empreendedor em Igarapé do Meio. A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira (17), no auditório da prefeitura municipal.

Parceria entre governo, Sebrae e Prefeitura beneficia empreendedores locais, com acesso a informações e outros benefícios

Na sala, os empreendedores terão acesso a informações para formalização de negócios, capacitação para melhoria da gestão e lucratividade dos pequenos negócios formais e informais, e ainda, a possibilidade de participar de cursos e eventos gratuitos ou subsidiados.

O prefeito de Igarapé do Meio, José Almeida de Sousa, destaca os benefícios que a Sala vai proporcionar aos munícipes. “A sala do empreendedor irá trazer aos empresários de Igarapé do Meio muito conhecimento, orientação sobre o MEI e outros benefícios da formalização. Com a implantação desta sala, o comércio local tem a oportunidade de se formalizar, aquecendo ainda mais a economia do município”, disse Almeida Sousa.

Além do prefeito José Almeida, também participaram diversos gestores e empreendedores da região, dentre eles, o Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês, Maurício Lima e a subsecretária de estado de Indústria e Comércio do Maranhão, Karina Fonseca.

“A Sala de Igarapé do Meio é resultado direto das ações do Programa Cidade Empreendedora no Maranhão, uma parceria entre SEBRAE, Governo do Estado, através da SEINC e a Prefeitura. Na regional de Santa Inês alcançamos a 18ª sala do empreendedor com esta inauguração e ampliamos nosso apoio às MPEs que contam com a rede de atendimento ampliada. Temos certeza que, com esta nova sala, as ações do Sebrae serão intensificadas no município e assim, beneficiará a população empreendedora de Igarapé do Meio”, destaca Maurício Lima.

A Sala do Empreendedor de Igarapé do Meio funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h, e contará com o apoio de um Agente de Desenvolvimento (AD) capacitado pelo Sebrae Maranhão.

Empreendedores e população prestigiaram a solenidade de inauguração

Cidade Empreendedora – O Programa Cidade Empreendedora está em vigor desde 2020 e viabiliza uma série de soluções para microempreendedores focadas nos eixos de Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Atores do Desenvolvimento, Desburocratização e Empreendedor do Futuro, e o município de Igarapé do Meio faz parte do III ciclo do programa.

No lançamento do programa Cidade Empreendedora de 2023, que ocorreu em junho, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância do programa para os 70 municípios do III Ciclo do Cidade Empreendedora. “Esta é uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, pois o Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.

Já o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.

-

-

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/encontro-gera-oportunidades-e-negocios-para-fornecedores-da-cadeia-do-turismo-em-sao-luis/Wed, 08 Nov 2023 12:50:03 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6033Geração de negócios, oportunidades para apresentação de produtos e serviços, ampliação da rede de contatos, parcerias e aproximações comerciais entre fornecedores de insumos e demandantes da cadeia turística de São Luís, estão entre os principais resultados obtidos a partir do Encontro de Negócios da Cadeia do Turismo, promovido no dia 31/10 pelo Sebrae e a Câmara de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

Parceria fomenta negócios para fornecedores e compradores da cadeia turística.

Reunindo 25 compradores da cadeia turística e 13 empresas fornecedoras atendidas pelo Sebrae Maranhão por meio do programa Comércio Brasil, o encontro trouxe um panorama de produtos, serviços e insumos nas áreas de alimentos e bebidas (cachaças artesanais, polpas de frutas e destilados), pães de fermentação natural, geleias, doces, castanhas, hortifruti, painéis luminosos para propaganda, insumos para pets, calçados ecológicos e ladrilhos personalizados.

O encontro contemplou a apresentação dos produtos oferecidos pelas fornecedoras e dos insumos que estas utilizam nos respectivos processos produtivos. Com isso, além de proporcionar ambiente para a divulgação junto às compradoras, o encontro trouxe boas ideias de novos produtos e serviços que podem ser gerados para atendimento de necessidades especiais das empresas turísticas.

Empreendedores e representantes institucionais em Encontro da Cadeia de Negócios do Turismo.

“Trata-se de um movimento bastante salutar, em que aproximamos compradores e fornecedores. As primeiras, interessadas em conhecer a capacidade produtiva dos fornecedores; e estes, desejando fazer parcerias e negócios, em aproximações muito benéficas para todos”, assinalou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, em São Luís, Mauro Formiga. “Esta primeira experiência mostrou-se muito produtiva. A partir dela, vamos aprimorar o modelo e mobilizar um número ainda maior de empresas, gerando mais negócios e oportunidades para o trade turístico”, complementou Max de Medeiros, superintendente da Fecomércio – MA.

Oportunidades – Entre as empresas fornecedoras, está a Chinelaria Morekana, liderada por Flavio Ribeiro. Instalada em São Luís desde 2019, trata-se de uma chinelaria inovadora, hoje com nove colaboradores. Flavio trabalha com calçados à base de vinil PVC e antiderrapante. São sandálias originais, terapêuticas e ecologicamente sustentáveis, que garantem conforto, saúde e bem-estar.

Chinelaria Morekana participa do Encontro de Negócios para prospectar clientes e parcerias.

Há 45 dias, Flávio participou de um primeiro encontro de negócios de empresas atendidas pelo programa Comércio Brasil. Na ocasião, ele recebeu uma demanda de calçados para funcionários que trabalham em cozinhas de hotéis e similares. Para atender ao cliente, Flavio está concluindo os estudos técnicos do protótipo e já pensa o quanto essa nova linha de produtos vai agregar na rentabilidade da Morekana no médio prazo.

No Encontro da Cadeia do Turismo, ele fez novos contatos e prospectou parcerias. “Esses encontros são importantes para estreitar laços, buscar parcerias e conhecer o que o mercado deseja, além de receber feedback sobre nossos produtos, procurando melhorar sempre”, disse Flávio.

A empresária Camila Rodrigues, da Levain Pães Artesanais, também aproveitou as oportunidades que o encontro propiciou, aproveitando para sugerir aos hoteleiros a ideia de criação de pães especiais para o cardápio desses empreendimentos. Camila, que tem se destacado no mercado de São Luís pela qualidade, originalidade e diversidade de produtos, trabalha com pães de fermentação natural e complementos especiais como cafés, queijos, geleias e manteigas especiais.

Camila Rodrigues, da Levain, aproveita encontro para sugerir opções inovadoras para atendimento do trade turístico.

Para ela, o encontro trouxe boas oportunidades, permitindo estreitar laços com o trade turístico. “Ao conhecer o que cada empresa produz, os empreendimentos do turismo podem fazer parcerias lucrativas, comercialmente interessantes, mas também inovadoras, interessantes para o consumidor final”, disse ela.

Troca de informações gera contatos e oportunidades entre negócios atendidos pelo Sebrae com o Comércio Brasil.

Essa ideia foi recebida com entusiasmo pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão – Sehama. “Essa troca de informações é valiosa para o trade. Ao conhecer o potencial desses parceiros, o empresário do turismo tem a chance de trabalhar com fornecedores de qualidade e em condições mais vantajosas”, ressaltou o empresário Raimundo Nonato Luz, presidente da entidade, na abertura do encontro.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/sebrae-maranhao-marca-presenca-no-congresso-nacional-das-mulheres-do-agronegocio/Tue, 07 Nov 2023 14:39:27 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6004Um grupo organizado pelo Sebrae Maranhão, composto por dez integrantes, participou da 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA. Com o tema, “Dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade: a marca brasileira”, o congresso reuniu mulheres que atuam no setor do agronegócio, em São Paulo, no período de 26 a 29 de outubro. No âmbito das discussões, os temas da segurança alimentar, energética e ambiental foram destaques, proporcionando amplo debate sobre aspectos presentes na realidade atual e no futuro do setor.

Empreendedoras de Imperatriz e Açailândia participaram de caravana do Sebrae ao Congresso de Mulheres do Agronegócio

O congresso evidenciou de forma marcante o papel das mulheres no agronegócio, destacando-as como líderes conscientes, focadas no desenvolvimento sustentável e na construção de um setor agrícola mais equitativo.

Empreendedorismo feminino – Alinhado com essa visão, o Sebrae Maranhão, tem direcionado esforços em todo o estado para valorizar e fortalecer o empreendedorismo feminino em, e no agro não tem sido diferente.

“O Sebrae tem incentivado e apoiado mulheres à frente de negócios, inclusive no campo, provendo o suporte necessário para que esses empreendimentos se desenvolvam. Elas, não somente têm marcado presença, mas também assumido a liderança dos negócios rurais, a exemplo desse grupo atendido por meio do programa Agronordeste, que esteve conosco no Congresso”, destacou Larissa Leite, coordenadora estadual do Agronordeste.

Uma das mulheres atendidas pelo Sebrae é a produtora Mirella Santos, que também esteve na caravana em São Paulo. Mirela assumiu a gerência da propriedade da família e, com suporte técnico adequado, tem melhorado a gestão e a capacidade de produção. Para ela, o Sebrae desempenha papel fundamental, ao incentivar o protagonismo feminino na gestão empresarial.

“A representatividade feminina precisa ser incentivada em todos os segmentos, e o Sebrae tem feito isso e, no setor do agro, mais ainda, pois a mulher tem muito a desenvolver e isso ficou muito nítido durante a 8ª edição do CNMA. Estar presente no evento foi estimulante, enriquecedor e inspirador, pois percebe-se o potencial do Brasil na produção de alimentos para nós e todo o mundo. Sou grata pela oportunidade”, pontuou a empreendedora.

Quem também compartilha dessa visão é a empreendedora Laís Solange Larceda, também participante da caravana organizada pelo Sebrae Maranhão. Ela destaca a capacidade organizacional da mulher frente ao mundo dos negócios.

“Da porteira para dentro, com agregação, acolhimento, ela faz com que sejam desenvolvidas habilidades pessoais e profissionais dos colaboradores. E, fora da porteira, a mulher também vai buscar conhecimento, trocas de experiências, entender melhor o mercado do agronegócio e o próprio negócio. O Congresso foi um exemplo disso, sendo uma experiência maravilhosa”, disse Laís.

Durante o evento, o grupo participou de palestras, mesas-redondas, debates, capacitações técnicas, entre outras atividades. Desta forma, além de capacitar, o congresso “as inspirou para retornarem às suas localidades, compartilhando conhecimento, experiências e aprimorando seus próprios empreendimentos”, explicou  Márcia Martins, gerente da Unidade do Sebrae em Imperatriz. “Com isso, garantimos a melhoria contínua dos processos e o crescimento dessas empresárias”, acrescentou a gerente.

]]>
betano - Arquivo – betanohttps://www.kaoshiol.com/arquivo/igarape-grande-ja-conta-com-sala-do-empreendedor/Mon, 06 Nov 2023 21:22:46 +0000https://www.kaoshiol.com/?p=6023A cidade de Igarapé Grande, na região do Médio Mearim, ganhou no último dia 3 uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento econômico. Trata-se da Sala do Empreendedor, situada na Casa do Cidadão.

Em Igarapé Grande, o empreendedor local contará com o apoio de um Agente de Desenvolvimento capacitado pelo Sebrae para realizar ações de atendimento, orientação empresarial e para formalização de negócios. Por meio da Sala, serão realizados ainda cursos, oficinas e palestras gratuitos ou subsidiados para a melhoria da gestão e elevação da lucratividade dos pequenos negócios.

A inauguração da Sala contou com a participação do prefeito Erlanio Xavier, do gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, Adalberto Fraga, do gestor estadual das Salas do Empreendedor, Campos Júnior, além de secretários municipais.

A inauguração da Sala aconteceu durante a realização da 1ª Feira do Empreendedor Igarapé-Grandense, que reuniu empreendedores de diversos setores da economia local, com destaque para os segmentos do artesanato, estética, moda, produtos agrícolas, comidas típicas, entre outros.

O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, destacou a parceria da prefeitura com o Sebrae. “Estou muito feliz com a inauguração da Sala do Empreendedor e a realização da 1ª Feira do Empreendedor, que mostrou todo o potencial da nossa gente para o empreendedorismo. Agradeço a parceria com o Sebrae, que oportunizou essa conquista para o nosso município. Com a Sala, os nossos empreendedores ganham em apoio e assistência, e o nosso município também ganha com mais geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito.

Ressaltando a importância desse instrumento de apoio ao empreendedor, o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, Adalberto Fraga, parabenizou a gestão municipal pela iniciativa.  “É com satisfação que entregamos a Sala do Empreendedor de Igarapé Grande, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, que passa a atender às demandas do empresariado e viabilizar o atendimento do Programa Cidade Empreendedora – Ciclo III. A gente parabeniza o poder público municipal pela iniciativa e pela coragem de promover a possibilidade de as pessoas empreenderem com sucesso”, afirma Adalberto Fraga.

Autoridades e parceiros prestigiam a inauguração da Sala

Cidade Empreendedora – O município de Igarapé Grande é um dos oito municípios atendidos pela Unidade de Negócios de Bacabal, contemplados no Programa Cidade Empreendedora. O programa visa aprimorar a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento das micros e pequenas empresas, de acordo com as características de cada localidade. Durante o lançamento do programa no início deste ano, o governador Carlos Brandão ratificou a importância do programa para os 71 municípios pertencentes deste III Ciclo.

“Esta é uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, pois o Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, ressalta o governador.

Já o secretário de Estado da Indústria e Comércio (SEINC), Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.

No ciclo 2021/2022 mais de 31,1 mil novos negócios foram abertos no Maranhão, com destaque para a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios. A Sala do Empreendedor e o Programa Cidade Empreendedora contribuem para que o município de Igarapé Grande trilhe o caminho do desenvolvimento, próspero e inovador.

]]>
betano Mapa do site

1234