betstar365
Compartilhe

Inscrições abertas para o esperado Ciclo 2024.1 do maior programa de aceleração de startups da América Latina

Hub InovAtiva oferece 280 vagas para o Ciclo 2024.1 nos programas de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental
PorRedação
betstar365
Compartilhe

Começaram as inscrições para o InovAtiva Brasil e para o InovAtiva de Impacto Socioambiental, programas de aceleração de negócios inovadores do InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil. Os empreendedores interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site até 3 de março de 2024.

Maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil vai selecionar até 200 negócios de todo o país que estejam nas fases de validação, operação e tração para a primeira edição do ano. Já o InovAtiva de Impacto Socioambiental, focado em empresas com missão de gerar impacto social ou ambiental positivo, vai escolher até 80startups. Ambos os programas são de abrangência nacional e oferecem capacitação, conexão e mentorias aos participantes de forma completamente gratuita e equity free.

De acordo com Roberta Ludwig, coordenadora geral do InovAtiva pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os programas apoiam não apenas as startups participantes, mas todos os ecossistemas de inovação do Brasil. “Por serem iniciativas públicas nacionais, o InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto mobilizam todos os atores de inovação do país: startups, mentores, líderes de comunidade, investidores, empresas interessadas em inovação aberta, entidades locais de fomento à inovação e assim por diante”, pontua. “Sem dúvidas, são programas que geram grandes oportunidades, ajudando a capacitar startups que, no futuro, contribuirão com suas soluções para impactar de maneira positiva o mercado de inovação e a sociedade como um todo. A cada edição que passa, temos mais certeza de que estamos contribuindo com um programa essencial”, enfatiza.

Desde a criação do InovAtiva, em 2013, já foram aceleradas mais de 3.800startups de todo o país pelos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental nos mais variados tipos de negócios. Dessas, mais de 2 mil foram conectadas a investidores.

“O InovAtiva se mostra relevante não só em números, mas também em seu alcance em todo território nacional. Percebemos diversos sotaques dos empreendedores e dos mentores. Dessa forma, o empreendedorismo inovador é espalhado pelo Brasil, trazendo soluções desenvolvidas localmente e com abrangência global”, relata Paulo Puppin, coordenador de Startups no Sebrae Nacional.

Aceleração e Conexão

Os Ciclos dos programas InovAtiva se darão ao longo de seis semanas intensas de muita evolução e aprendizado, e serão divididos em duas etapas: Aceleração e Conexão. Durante a primeira fase, que se inicia em 15 de abril, os empreendedores têm acesso a mentorias individuais e coletivas com especialistas do mercado, conteúdos sobre empreendedorismo, capacitação empreendedora e atividades de conexão. O encerramento dessa etapa ocorre durante o evento InovAtiva Day, no qual é oferecida uma agenda de palestras, painéis e treinamentos depitch para asstartups do Ciclo.

As soluções de maior potencial seguem para a segunda etapa, Conexão, com início em 5 de junho, quando os empreendedores receberão mais uma rodada de mentorias individuais especializadas para o desenvolvimento de seus negócios. O Ciclo será encerrado no já consagrado InovAtiva Experience, em São Paulo, que em sua última edição reuniu mais de 485 empreendedores, startups egressas, mentores, investidores e instituições parceiras. No evento, as startups recebem ofeedback de mentores sobre seupitch no Demolation, atividade que simula um Demoday, e, ao final, têm a oportunidade de apresentar suas soluções para uma banca de investidores no Demoday.

Os participantes do InovAtiva de Impacto Socioambiental recebem capacitação voltada ao empreendedorismo em negócios de impacto, mentoria com executivos e especialistas na área socioambiental e são conectados a investidores interessados em apoiar soluções no setor.

Sobre o InovAtiva

O InovAtiva é uma política pública que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em coexecução em rede com Impact Hub Brasil e Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Em 2021, o programa de aceleração InovAtiva Brasil deu um passo à frente e se tornou o Hub InovAtiva, que durante esses mais de 10 anos contribuiu para o desenvolvimento de mais de três mil e oitocentos negócios inovadores de todo país, oferecendo uma série de produtos e programas para apoiar a criação de uma nova geração de soluções e otimizar o potencial das startups nacionais.

  • InoVativa Brasil
  • InoVativa de Impacto Socioambiental